Oncologia e Radiologia Intervencionista | Punções e drenagens percutâneas

Oncologia

Acesse no menu abaixo os principais procedimentos que a equipe da Íntegra Medicina Intervencionista realiza na área de Oncologia e demais áreas.

Punções e Drenagens percutâneas

Punção é um procedimento realizado por meio de uma pequena agulha que atravessa a pele com o objetivo de retirar uma quantidade variável de líquido de uma área do corpo, possibilitando um diagnóstico e promovendo alívio de possíveis sintomas álgicos e respiratórios dos pacientes. A drenagem ocorre de maneira bastante semelhante, por meio da inserção de um pequeno dreno.

Quando estes procedimentos são indicados?

Dentro do contexto oncológico, muitos pacientes acumulam líquido no abdome (ascite) ou ao redor dos pulmões (derrame pleural). Nesses casos o médico Oncologista frequentemente recorre ao Radiologista Intervencionista para que seja realizada uma paracentese ou uma toracocentese, respectivamente.

Como são realizados os procedimentos de Punções e Drenagens percutâneas?

Os procedimentos são realizados de forma minimamente invasiva, sem necessidade de cortes, geralmente utilizando-se apenas anestesia local. Para poder executar o procedimento com segurança o médico Radiologista Intervencionista utiliza métodos de imagem que orientam com precisão o local onde possui o líquido e conferindo se todo o líquido foi removido.

Existem riscos relacionados a estes tipos procedimentos?

Todo procedimento médico contempla riscos. Entretanto, quando comparados às técnicas convencionais cirúrgicas, os métodos intervencionistas comumente apresentam menores índices de complicações. Dos riscos possíveis, os principais são de sangramento durante e após o procedimento e dor no local. Os médicos da equipe da Íntegra Medicina Intervencionista tomam todo o cuidado para a prevenção e tratamento destas possíveis complicações, realizando os procedimento sempre em ambiente seguro, com técnicas reconhecidas por literaturas científicas.

Agende sua consulta

Preencha seus dados para ser encaminhado ao nosso atendimento.
Esperamos poder ajudá-lo!