Cistos renais - Íntegra Medicina

Rim, Bexiga e Próstata

Acesse no menu abaixo os principais procedimentos que a equipe da Íntegra Medicina Intervencionista realiza na área de Rim, Bexiga e Próstata e demais áreas.

Cistos renais

Cistos são acúmulos de líquido envoltos por uma fina cápsula, geralmente de etiologia benigna. Quando presentes no rim, na grande maioria das vezes não exige nenhum tratamento. Entretanto, dependendo da localização e do tamanho do cisto, o paciente pode apresentar algum sintoma ocasionado por compressão deste cisto. Nessas situações, algumas vezes pode ser indicado um tratamento para puncionar (esvaziar) o cisto e realizar a Escleroterapia (cauterização) do mesmo.

Como é realizado o tratamento de cistos renais pela técnica intervencionista?

A punção é um procedimento realizado com o objetivo de aspirar o conteúdo do cisto renal, com a finalidade de se obter um diagnóstico ou promover alívio de sintomas causados por ele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, sem necessidade de cortes, normalmente realizado apenas com uso de anestesia local. O material é obtido/aspirado por meio de um conjunto de agulhas e drenos especiais. Para poder realizar o procedimento com segurança, o médico Radiologista Intervencionista utiliza métodos de imagem que orientam a precisa localização da lesão, geralmente por ultrassonografia.

A Escleroterapia, ou também conhecida como alcoolização, é um procedimento que pode ser realizado em situações específicas na sequência de uma punção. Em casos indicados, o médico injeta uma substância líquida esclerosante (ex: etanol estéril) dentro do cisto, a fim de realizar uma cauterização da cápsula deste cisto, reduzindo as suas dimensões.

Existem riscos relacionados a este tipo de procedimento?

Todo procedimento médico contempla alguns riscos. Entretanto, de modo geral, os métodos intervencionistas percutâneos são aqueles que apresentam os menores índices de complicações. Dos riscos possíveis, os principais são dor no local e um pequeno sangramento ao redor do órgão. Os médicos da equipe da Íntegra Medicina Intervencionista tomam todo o cuidado para a prevenção e tratamento destas possíveis complicações, realizando os procedimento sempre em ambiente seguro, com técnicas reconhecidas por literaturas cientifícas.

Agende sua consulta

Preencha seus dados para ser encaminhado ao nosso atendimento.
Esperamos poder ajudá-lo!